Gosto muito de psicologia. Em geral. Estudar o que as pessoas pensam, como pensam, porque pensam etc. seduz-me muito. Mas jamais seria psicóloga.
Uma pessoa vai a um psicólogo quando acha que não "está bem". Quando alguém lhe diz que acha que essa pessoa não "está bem". Quando sente que, comparado com a sociedade que se devia enquadrar, não "está bem". Deixem-me falar-vos de não estar bem, está bem?
Todas as pessoas tem problemas – agradeçam por isso, mas não exagerem nem se tornem problemódependentes, porque a taxa está mesmo muito alta - todas as pessoas são 70% de todos os adjectivos existentes no mundo - o que me faz não acreditar em previsões de signos e coisas do género - todas as pessoas sentem quase todos os sentimentos ditos conhecidos nem que seja uma vez na vida e se não sentem então é porque são freiras ou mormons e as suas vidas são aborrecidas, todas as pessoas são pessoas no sentido de serem seres vivos com instintos inexplicáveis antes de desempenharem o papel de mãe, pai, filho, irmão, namorado, amigo etc, todas as pessoas acham saber quais os seus defeitos, quais as suas virtudes, quais os seus erros e quais as suas boas acções - tanto suas como as dos outros - e na maioria, todas as pessoas discordam do conceito bom e mau, defeito e virtude.
Quem sou eu para tratar de uma pessoa que chega para mim e me diz: Eu não estou bem.
?
Fui a um casting há pouco tempo e entre muitas perguntas, perguntavam-me qual o meu maior sonho, quais os meus defeitos, pedia para definir a minha personalidade, o que fazia com um prémio em dinheiro, o que os meus amigos diriam de mim, quem eram os meus melhores amigos, o que mais me irrita...
O meu maior sonho. O meu maior sonho é alterado de semana em semana, não que atinja todos os meus objectivos mas apenas crio expectativas a cada momento que passa e mudo, mudo constantemente! Hoje adorava ter a minha banda a bombear num festival qualquer e brincar ao apanha com energias e feedback em concerto, amanhã dava tudo para estar numa ilha completamente deserta, com um fato de mergulhador e uma botija de oxigénio e ficar a ver peixes esquisitos que dali a 8 segundos nem sequer se vão lembrar que os estou a observar há duas horas, ou mesmo ficar em coma e acordar, ou controlar o tempo e a memória! Que aborrecido se não mudasse o meu maior sonho. O meu maior sonho é continuar a ter capacidade de mudar o meu maior sonho e continuar a ser insatisfeita para procurar sempre satisfazer-me e ter consciência que nunca vou conseguir.
Os meus maiores defeitos. Se eu fosse sincera e dissesse que os meus maiores defeitos eram desejar desprender-me da posição de compaixão humana e estar apta a matar ou decompor pessoas que mataram ou violaram, ou mesmo isolar, como se estivesse a brincar ao The Sims, gunas e nazis e outras pessoas cujas ideologias são sinceramente incompatíveis com as minhas... (Já agora: Será ético da minha parte querer matar nazis ou será que querer matá-los vai fazer de mim nazi?) Ou que o meu maior defeito é ter noção de que pode considerar-se defeitos algumas das características que fazem parte de mim e eu, egocentricamente defendo que são o que vocês chamam de virtudes e que não quero mudar... Quando souber bem o que são defeitos respondo a isto.
Da personalidade só sei que não a ser definir na maior parte das vezes, apesar de tentar ser auto-critica e observadora! Mas lá pus uma bodega qualquer com uns adjectivos que ouço mais frequentemente relativos à minha pessoa... Pus o nome dos meus melhores amigos; Carina, Rita, Luís, David, Ricardo e Sansão.. O que também acho ridículo porque daqui a uns tempos haverão alterações no top, e os gajos nem sequer os conhecem de lado nenhum. O que eles dizem de mim, não sei, perguntem-lhes... E no que mais me irritava, não escrevi que era "pessoas falsas"- porque isso é fácil de contornar, nem "falta de compreensão" - Porque tenho vinte anos e o que mais tenho é falta de compreensão, nem mesmo a famosa "A Mentira" - porque até a curto, já me ajudou muito e já a usei algumas vezes. Portanto escrevi "O Ar Condicionado" - isto porque não o posso desligar sempre que quero porque nunca o ligo, portanto se alguém ligou, eu não vou destruir o bem-estar de alguém só porque fico com sinusite com aquela porcaria do ar falso e frio... Portanto aí está uma coisa que me irrita realmente. Ficar entre a minha felicidade e a dos outros.
Portanto, se a função de um psicólogo ou mesmo psiquiatra é perceber onde está o erro, o vírus mental (props para o Rui, foi a primeira vez que usei este termo) ou a avaria, disfunção, bug, seja o que for... Trata-lo e tornar a pessoa novamente apta para viver em sociedade, mais um carneirinho, torná-la conformada com a vidinha e feliz e contente aguentando só os anos qnecessários para acabar por morrer, se calhar com meia dúzia de drogas valentes, piores que as que os filhos fumam… Fazendo dessa pessoa ser dita “normal”... Então não. Não contem comigo. E se calhar se dissesse tudo o que penso e tudo o que procuro não pensar, talvez tivesse o tal psicólogo à minha porta com uma camisa de mangas muito compridas para me abraçar. E dir-me-ia que estou bem e que está tudo bem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
eu tb tenho os meus "maiores sonhos"... dakeles q só m poderei pronunciar daki por uns anos, s eles realmente acontecerem.
ResponderEliminarmas o principal, como tu pp disseste, é termos constantes sonhos, só aí é q evoluimos, é um facto... s pararmos de estipular/renovar metas, passamos a um estado de apatia tal, sem motivações, q acabamos por deitar tudo a perder e mt provavelmente a destruir akeles sonhos q entretanto atingimos.
em tempos fui a uma palestra em q o menzinho disse "ainda está para nascer alguém q tenha sucesso nakilo q faz e o deteste fazer"
pois bem, realmente tem uma certa lógica: só podemos evoluir e inovar, se gostarmos dakilo q fazemos, caso contrário, donde vem a motivação pa tal?... ele disse-o, mas eu assinei por baixo.