sexta-feira, 3 de abril de 2009

Desemprego em Portugal

Espero que não substituam as pessoas que trabalham nas caixas dos supermercados (como já algumas foram), senão, onde vou eu trabalhar?

Há várias teorias neste sentido e quando é para se expressarem, ninguém se cala e todos acreditam ter razão. Ou porque “sem canudo não se vai a lado nenhum” ou “esta e aquela área não tem saída” ou “o mercado está sobrelotado” e como não podia falhar, o argumento tão famoso que eu ouço desde que me lembro: “é a crise / isto está muito mal”…

Verdade seja dita, nunca encontrei numa opinião pública, geral um comentário duma qualquer sociedade que dissesse: “Sim, estamos muito contentes com a nossa situação financeira e com o governo que nos rege.” Esqueçam lá isso. Não fosse o ser humano o animal mais insatisfeito que alguma vez conheci e olha lá que na minha terra há um jardim zoológico. Mas afinal a culpa é de quem? Do governo? Das empresas? Das pessoas? Da ganância? Da sede de corrupção para atingir o topo o mais rápido possível porque esta vida são dois dias e um deles já passou?... não sei, só tenho vinte anos… e tanto eu como muitos jovens da minha idade já contribuíram para trabalhos temporários sem descontar usando os recibos verdes e actos isolados ou mesmo não usando nada. Afinal precisamos de dinheiro e experiência profissional, se não há planos decentes para jovens trabalhadores / estudantes nós tratamos de os arranjar. Começamos agora mesmo a nossa vida, lá queremos descontar para alguma coisa?! E se temos recibos verdes lá se vai a bolsa!...

Seja como for, prevê-se que o desemprego em Portugal aumente para 7,2 em 2009 e medidas para acabar com isto? Não tenho visto. Nas noticias vejo fabricas e empresas a fechar deixando os trabalhadores sem os salários dos últimos meses e com cerca de 50 anos de idade que dificulta bastante o encontro de um novo trabalho…

Eu acredito que sejamos trabalhadores, até somos… e temos ideias e desenvolvemos projectos interessantes… mas somos desorganizados comparando ao resto dos países europeus. E os organizados que conheço são doentios.

O meu apelo é manter a esperança mas, converte-la em força. Porque afinal queridos Portugueses ainda há muito trabalho e muito mais a fazer. Há diversos planos para criar empresas e investimentos… não comentam o erro dos empréstimos. Há muitos empregos, é só abrir os jornais… mas realmente para que dá 480 euros/mês? Nem para pagar uma casa quanto mais sustenta-la. Fora as despesas essenciais e o número de pessoas que nela vivem. É absolutamente impossível.

Podemos também passar suavemente pelos diversos casos de pessoas que estão a usufruir do fundo de desemprego porque….. sim. Apenas porque… sim. Ou mesmo aquelas que estão de baixa porque… o irmão delas é medico.

Não sei quem poderá resolver todas estas situações, como disse, tenho apenas 20 anos mas já sei que o super-homem é apenas uma personagem e o Pai Natal foi inventado por uma das maiores marcas do mundo, cujo nome não vou dizer para não alimentar a publicidade e logo o capital desta companhia… mas algo terá de ser feito o quanto antes…por alguém ou por todos… ninguém quer ver a taxa de criminalidade trepar paredes como pouco falta… pois não?

2 comentários:

  1. ainda n entrei nesse mundo a sério, portanto ainda n sei mt bem com o q contar... mas kero acreditar q s somos bons nakilo q fazemos, mais cedo ou mais tarde acabamos por ter o lugar q merecemos.

    eu baseio-me nakilo q conheço. o meu ídolo do momento, um prof meu no ano q passou, nem seker procura emprego... o "emprego" é q o procura! tem um CV q faz inveja a qq um, no entanto, é das pessoas com kem dá mais gosto trabalhar e diz coisas como "o windows vista é cheio de paneleirices, n é?"... além do q n descarta "a piscininha às 6h da manhã"...

    tem sempre montes q fazer, mas faz. como e qd ker. e n deixa d ter estes pekenos prazeres, pq sem eles, n conseguia fazer o resto.

    "isto está mau" - está...
    "se calhar n é bem como tu dizes" - se calhar...
    "ainda n estás nesse mundo, portanto n sabes o q dizes" - mt provável...

    mas é nisto em q eu kero acreditar.

    ResponderEliminar
  2. Talvez falte um pouco de Comunismo... não aquele que se verificou em grande parte do mundo no séc.XX, mas o real fundamento de comunismo, o teórico. És da mesma opinião?

    ResponderEliminar