sexta-feira, 17 de abril de 2009

Páscoa e o Jesus

esta cena da Páscoa faz-me grande confusão...

De repente temos dias em que não podemos comer carne. porque é pecado. okay, comer carne é pecado... porque...?

A origem disto é que antigamente a carne era para pessoas ricas e então havia ali uma igualdade para o pessoal ser "absolvido" dos seus pecados (adoro esta expressão) em que os ricos comeriam a comida dos pobres... Tem tudo a ver com as classes não tem? Alguma vez a comida tirou pecados? comer o raio da óstia vai fazer de mim uma pessoa melhor?
Quando era miúda achava que era porque os animaizinhos (o franguinho, o coelhinho, o boi e a vaca) não podiam sofrer! então tiravamos ao nosso requintado estomago os seus caprichos para poupar umas vidas... okay em primeiro lugar isso não acontece, a produção de animais em cativeiro e suas respectivas matanças é o que se sabe e mais nada, em segundo lugar, os peixes não tem sentimentos?!

Tinha tudo a ver com o raio das classes sociais e a carne era mais cara que o peixe.. but guess what?! some things changed!!! já não estamos em 1325 ou sei lá! o velho testamento tem bolor, o novo está fora de prazo e não vejo a religião a renovar grandes coisas... Agora o peixe, em geral é mais caro que a carne, isto falo em Portugal...
Okay, os homens maus, os romanos (onde se encontra o Vaticano actualmente...) crucificaram o nosso Salvador aka Primeiro Comunista no Mundo e este ressuscitou ao terceiro dia... cool. Eu nunca vi ninguém a ressuscitar, porque é que quando as pessoas morrer o padre diz: Na esperança da ressurreição? é isso que vamos fazer? esperar que os mortos ressuscitem? e vivermos todos uns em cima dos outros?... Não vai acontecer e nós sabemos isso.
Que homenagem prestamos a este homem que morreu por nós ? (e isto está provado cientificamente)... beijamos-lhe os pés. a uma imagem. uma imagem super deprimente de um homem com espetos nas mãos e nos pés com um bocado de pano a tapar-lhe os genitais virgens. e damos dinheiro ao padre, claro. um envelopezinho. esse dinheiro vai para quê? para o vinho? para os cálices de ouro? para as vestes bordadas? ou para os gajos que o crucificaram? Então e dizer não ao luxo, ao material, ao dinheiro... afinal o dinheiro até dá jeito... Okay, vamos meter na cabeça que este dinheiro vai para pessoas carecidas... muito bem. Então porque é que as pessoas nao levantam o rabo gordo do sofá e não vão ajudar realmente quem precisa? pegam no envelope, vão ao bairro mais próximo e vêem com os seus próprios olhos como é possivel pessoas viverem sem plasma! Não é muito difícil. Então, a Páscoa apartir de agora, é uma altura que consiste em duas semanas a fazer acções de caridade... ahahahah! gostava de ver isso, lá se ia a tradição não?
na Páscoa comem-se ovos de chocolate e amêndoas... porquê? o que é que o Coelho tem a ver com o Jesus espetado na cruz? "Filho, hoje é dia de Páscoa... Lembras-te do menino Jesus que estava a dormir nas palhinhas em Dezembro? Pronto, agora está aqui espetado na cruz a sangrar... Mas tu, como foste um bom menino, podes te empanturrar de amêndoas e ovos de chocolate! A Vida é Maravilhosa, não é?"... Toca a injectar o consumismo...! Zauuuu... usando quem? os putos, claro! Já no Natal é a mesma merda... o velho das barbas que dá presentes afinal foi inventado pela coca-cola... oppss... não vale a pena portar-me bem, os meus pais vão dar-me uma prenda na mesma... Natal sem prendas não é Natal... "Sabes filho, hoje é Natal... O menino Jesus faz 2009 anos... mas como está morto na cruz nós é que ficamos com as prendas!"... Mas ele não tinha ressuscitado ao terceiro dia?!?!?!

Se há realmente um deus, pá e eu até sinto necessidade de acreditar que sim... Ele está-se a cagar para estas merdas.

Precisas de beijar uma imagem para seres uma pessoa melhor?
Precisas de comer uma óstia para sentires a purificação no teu corpo?
Precisas de ouvir cânticos para despertar em ti sensibilidade?
Precisas de 10 mandamentos + sete pecados mortais + dois livros de morais?!

Precisas disso para te sentires e para te esforçares ser boa pessoa?!

okay........... Toma.

Se Deus nos fez... será que ele se enganou em algumas funções e trouxe a religião à terra para nos consertar? Também digo-vos já.. ser perfeito deve ter cá uma piada...

Em, creio, todas as acções da igreja vejo boas intenções... a partilha, a procura de paz, a inter ajuda... é tudo bonito e eu gosto... mas não nas pessoas que vejo hoje. As pessoas que vejo hoje riem-se da religião. são hipócritas. desrespeitam. e com ela criam até modas. Muitas destas acções não fazem sentido original nenhum... e nas que não entram as prendas ou os doces, foram esquecidas. não são celebradas. Daqui a pouco temos Jesus Cristo a assinar Biblias na Fnac para as pessoas não se esquecerem de serem católicas e principalmente, serem boas pessoas.

Não sinto necessidade nenhuma disto. e isso pode não querer dizer que não sou católica. Prefiro acreditar que posso ser boa pessoa (que estou cada vez mais a perder a credibilidade nesse status) sem ter de depender de uma religião com regras e rituais hipócritas, deturpados e bizarros...

Mas... como diz Fernando Pessoa ensopado em álcool e ópio:

"Mas se Deus é as flores e as árvores
E os montes e sol e o luar,
Então acredito nele,
Então acredito nele a toda a hora,
E a minha vida é toda uma oração e uma missa,
E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.

Mas se Deus é as árvores e as flores
E os montes e o luar e o sol,
Para que lhe chamo eu Deus?"



/in: Alberto Caeiro, poema V

5 comentários:

  1. Ou bem que não come nada...ou bem que se come tudo. Nunca percebi muito bem isso da carne e do peixe...mas pronto...por mim como tudo

    ResponderEliminar
  2. qt à páscoa só tenho duas ou três coisinhas a dizer...

    em primeiro lugar, a história de n s poder comer carne é mesmo por isso q disseste e realmente é uma treta, pq keu saiba o bacalhau AGORA é mt mais caro do q uma fêvera grelhada... no restaurante q for!

    e s n é isso, são só os restaurantes a inflacionar a "típica comida dos pobres" pa poder espantar a clientela low society...

    dp a cena d ter q beijar os pés da imagem é qq coisa q m faz espécie. s eu n ando por aí a dar chochos a toda a gente, n m parece mt bem ter q beijar uma coisa q sabe-se lá em q boca é q já andou! eles bem q vêm com um paninho (qd vêm...) mas isso n ajuda lá mt... pa passar o herpes é um instante!

    ResponderEliminar
  3. hum.. a carne stuff não é por causa dos pecados. é tipo sinal de humildade e tal. Diz que o senhor invisivel lá de cima gosta; se não fores humilde é que és pecadora..se fores é que ele te mandate pro inferno. mas é por causa da humildade in first place.

    anyway, igreja é importante-mor, faCto. Poderá salvar humanidade da fome... youtube.com/watch?v=3b0bItmxAGc

    ResponderEliminar
  4. ouch, i mean: http://www.youtube.com/watch?v=3bObItmxAGc

    ResponderEliminar
  5. em primeiro lugar, ao longo dos textos que tenho lido, é com satisfação que admiro a tua perspectiva de vida, e a forma como à tua maneira tentas mudar aquilo que achas errado, nem que seja para 5 ou 6 pessoas lerem. A verdade é que nunca dei por mim a reflectir a 100% sobre certas coisas que referiste anteriormente, mas que no final de as ler, até acho que tens razao, e com certeza daqui para a frente vou ter isso em conta

    ResponderEliminar