segunda-feira, 17 de maio de 2010

papa-mos.

Foi a loucura por o Papa Bento ter vindo cá a Portugal. 80 milhões de euros foram gastos com a sua vinda... E quem pagou? Nós, claro, o país super desenvolvido! podiam ser só os cristãos a pagar, mas quem pagou foi o estado. Coisa que eu não percebo, porque o estado, supostamente deveria ser imparcial em termos religiosos. Mas tivemos que pagar e tivemos que pagar porque, como todos nós sabemos, o Vaticano é uma cidade-estado tão pobrezinha, a sério... Eles lá não tem dinheiro nenhum. Lá não há bimbas a usar All Stars, nem nada.. só mesmo papas a usar Prada. Mas é normal e justificável, 80 milhões de euros numa altura de suposta crise é o quê!?... Nada! Além disso, as lavagens às ruas com produtos com cheirinho a limão, os tapetes especiais para os pés do papa e as folhas de ouro para revestir os microfones são coisas completamente imprescindíveis.. aliás, são coisas que temos sempre no nosso dia-a-dia.
Mas eu nem vou entrar por esse campo. Eu estive mais menos atenta à grande visita do papa e... eu não vi nada de especial. Veio cá, deu umas hóstias, disse umas merdas, abanou a mão... E nós a olhar.. a ver isto tudo a acontecer.
Li ontem que o presidente da Bolívia teve uma visita do papa, assim como a nossa, mas falou 25 minutos com o papa e não 4 ou 5 dias... No entanto, o presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu publicamente ao papa para reconsiderar o celibato e haver democracia na igreja. Assim: em 25 minutos. E eu pergunto-me o que falou o Cavaco com o papa. Provavelmente algo como:
-Papa, vou aprovar o casamento entre homossexuais..
Ao que o papa respondeu:
-Vá.. Está bem.. mas tratas disso quando bazar...
E correram pelos campos, felizes.
Apesar de tudo, continuo sem perceber a função de um papa hoje em dia... Soube que Bento XVI se dirigiu a uma população com elevado numero de pessoas seropositivas, como é o caso de África e disse que, o preservativo não é a solução. A sério? É bom saber. Só espero que haja uma outra solução qualquer...

Fico triste com estas palhaçadas todas, mas para não irem embora sem terem aprendido nada, aqui vai:

Existem palavras com dois acentos, como órgão ou órfão. Mas diz que o til (~) não é um acento de verdade, é de brincadeira. Palavras separadas com hífen (-) como lavá-lo-íamos também têm dois acentos mas como são separadas por hífen também não contam.

Outra coisa, em Lisboa, há máquinas que dizem "TOQUE-ME" no ecrã. A inicio é um bocado assustador, mas escusam de tentar outras coisas, estas máquinas só funcionam para carregar passes de metro.

Já não é mau.

2 comentários:

  1. Carolina, os 80 milhões de euros não foram "pagos por nós" visto que o movimento social e consequente movimento económico levou a que as autarquias do Porto, Lisboa e Fátima recuperam-se de longe o dinheiro investido com a visita papal. É um evento com retorno garantido, por isso não partilho da tua opinião. De qualquer das maneiras, se vem alguém a nossa casa devemos receber essa pessoa condignamente e o Papa não é excepção. Nas visitas a Portugal também o Dalai Lama foi bem recebido, apesar da expressão budista ser bastante inferior à cristã no nosso país. Também os outros chefes de Estado são recebidos com grandes honras e cimeiras como a Euro-Africana ou a Assinatura do Tratado de Lisboa causaram muitos mais gastos e tiveram muito menor retorno. A questão de gastos inúteis está no dia de ponto, onde um Estado de um PAÍS LAICO concede ao povo UM DIA DE FOLGA para irem ver um CHEFE RELIGIOSO. Aqui, além de gastos inúteis, é um completo atentado à laicidade do Estado e à liberdade religiosa, o que só prova que o nosso Governo, como sempre afirmei, é merda!
    Quanto à cobertura da visita, mais uma vez vimos a comunicação social bacoca e provinciana que vai atingir o ponto máximo com o Mundial de Futebol, onde um aceno do Cristiano Ronaldo aos adeptos vai ser motivo de notícia de abertura do telejornal. Por fim, quanto ao discurso do Papa, surpreendeu-me bastante pela positiva para um ex-nazi e ultraconservador, falando na separação da igreja do estado e de outros temas bastante liberais.

    O til é um acento, sempre me disseram que o meu nome é acentuado na última sílaba.
    As máquinas do Metro do Porto são mais complicadas e eu nunca vou entender o sistema Andante.

    ResponderEliminar
  2. 1º - "movimento social e consequente movimento económico"? de que forma o movimento social causa, consequentemente, movimento económico e, já agora, de que forma movimento económico significa crescimento ou desenvolvimento?

    2º - sim, o Dalai Lama foi bem recebido mas, convenhamos, não nas mesmas condições do papa. E sim devemos receber bem as pessoas, mas isso significa ser simpático, escutar, conversar, trocar ideias, procurar um consenso, oferecer algo de comer, beber, trocar umas piadas e mostrar a nossa gratidão por tudo isso. Não bajular ardentemente uma pessoa, oferecendo-lhe tudo o que não podemos oferecer e limpando-lhe o santo cu com papiros egípcios depois da cagada divina matinal de sua santidade.

    3º as responsabilidades portuguesas em relação a eventos políticos internacionais importantes advém da presença portuguesa em organismos internacionais relevantes e à necessidade de tornar a nossa presença representativa internacionalmente. Como deves saber temos algumas pequenas responsabilidades pelo facto de fazermos parte da UE e de termos presidido à mesma aquando da assinatura do designado Tratado de Lisboa. E se isto não for suficiente, o facto de recebermos chefes de Estados com honras de Chefes de Estado é exactamente por isso. Eles são chefes de Estado, eleitos (a maioria) democraticamente, pela população dos seus próprios países que lhes delegam o poder de governar e representar o país. Creio que com o sr Papa não ocorre exactamente da mesma forma.

    4º estamos de acordo quanto ao til e quanto ao nosso governo ser merda

    ResponderEliminar