quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DIAMANTES SÃO PARA SEMPRE.

Por acaso não são. Mas duram mais que qualquer ser humano.
Giro não é? Um diamante é tão giro... Um mineral tão resistente, com tanta beleza, com tanto brilho... Mas não percebo as pessoas que os usam e as pessoas que os compram.

Limitados: Eu sei que eles aparecem-vos já embrulhados com lacinhos lindos e com embalagens ornamentadas com corações e lamechices do género... Mas será que vocês sabem de onde e como vieram? Como são produzidos esses luxozinhos que vocês Limitados tanto precisam para se sentirem com algum valor e poder?

Lamento tanto a vossa ignorância e a vossa mesquinhes.


Se o homem que disser que me ama, me oferecer um diamante... Eu vou rir na cara dele. E vou dizer-lhe:

-Compraste isto?
-Sim, para ti.
-Foste tu que o foste buscar à mina? Foste tu que o trabalhaste? Foste tu quem o soldou ao metal?
-Não! Mas comprei-o para ti.
-Então podes voltar à loja e pedir o teu dinheiro de volta, porque quem te disse que isto provaria o teu amor por mim, enganou-te bem.

Nenhum diamante alguma vez provará amor. Não a mim. A menos que todo o processo seja feito pela pessoa que me oferece o diamante. Aí daria valor, mesmo. Caso contrário não passa de um mineral como outro qualquer, bonito como os outros mesmo sendo mais resistente, não é imortal. Queima. É puro carbono. Nada mais.
A possível contemplação visual jamais superará as imagens que me passam na cabeça das pessoas (Sim, Limitados, pessoas!) que trabalham nessas minas nas condições mais miseráveis... Nos conflitos que uma porra de um mineral consegue criar, ao ponto de matar cerca de 50.000 pessoas e mais uns quantos milhares de pessoas que foram mutiladas, violadas e torturadas como foi no caso de Serra Leoa... Nas muitas corrupções de transportes deste material... Para quê? Isso ia-me lembrar o homem que eu amo?

Chama de puro ao meu amor ou de resistente. Mas não uses a ganância dos homens e a dependência do luxo para o representar. Tens infinitos recursos e matérias, tens um leque de palavras e emoções, tens sons e toques e cheiros e sabores que me estimulam. E o falso poder que eu não sinto falta nem ambiciono que é possuído por essas pessoas tem um prazo de validade muito curto.

3 comentários:

  1. É impressionante o que o ser humano é capaz de fazer por um simples objecto minúsculo e que brilha. Por algo inanimado. Por um objecto que é bonito principalmente porque toda a gente lhe dá esse mesmo estatuto. Realmente, o significado superior que muitas vezes um diamante tem comparativamente a um desenho, uma carta, uma flor roubada, um objecto qualquer obtido pelo suor e a vontade de alguém, é ridiculo. Mas, pensemos como a sociedade actual, diamante?! Huum, interessante para exibir, uma flor roubada?! De que me posso gabar?! Diamante sim! CARO! importado! RARO! São pensamentos ridiculos e mesquinhos que nos vão acompanhar para sempre. Vivemos no materialismo, no exibicionismo e na importancia única de nós próprios e do nosso aspecto, mesmo que sejamos vazios por dentro. O que importa é o que os outros pensam de nós e sobretudo, o que nós parecemos para eles.

    ResponderEliminar
  2. diz q o diamante é bom pa cortar vidro e pa fabricar escavadoras...

    de resto, é mais um mineral... no dia em q um homem q m aparecer com um à frente vou-lhe perguntar: "vais escavar um túnel de 3km pa mim só com isto? oh... q kerido..."

    isto sim é amor! xD

    *

    ResponderEliminar
  3. Não poderia concordar mais...
    Os diamantes, bem como tantas outras futilidades que aumentam a "líbido" da nossa sociedade, são apenas objectos..
    OK, OK.. Se fores vender um diamante recebes uma nota por ele... Mas não falo do valor monetário, mas do sentimental. Acho que é esse o grande problema do séc 21.. Acho que renegamos, para segundo plano, o valor sentimental, o verdadeiro significado das coisas..
    Se um rapaz qualquer, que andasse a "preparar terreno", me ofecesse um diamante, não teria qualquer vantagem em relação a outro que me oferecesse um pedra da calçada.. Ok, em termos de resistência, talvez o do diamante levasse a melhor, mas nada mais.
    Irrita-me a superficialidade e as cabeças ocas de muito boa gente que por aí anda a pavonear-se com um diamante entalado nas orelhas...
    Vão-se lixar... e levem os diamantes com vocês!

    Desculpa mas estou extremamente irritada.. Uma queque qualquer acabou de me passar à frente no consultório médico. Graças à perua, perdi o autocarro e tive que andar um bom bocado a pé.

    Um beijinho

    ResponderEliminar