quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Hazeada

shiu. Eu é que sei. Está bem?

Um dia estava a falar com um amigo meu e disse:

-Fogo, sinto-me... sei lá.... Sinto-me ..........(fiz uma pausa de 36 segundos)........hazeada... Percebes?

Ao que ele respondeu:

-Não Carolina, não percebo.


Foi aí que percebi que tinha inventado uma palavra e estava toda contente... Apesar da fonia ser extremamente parecida com aziada (tipo de azia), o significado não roçava sequer.
Tentei então explicar que era quando sentimos mil coisas e cada uma delas ocupa nanosegundos e nada mais... E não sabemos se é preocupação, felicidade, indiferença, ou aquela falta de ar manhosa que nos dá... mas mais prolongada. Bom, isto é estar hazeada... Naquele espaço de tempo que ainda não sabes bem o que estás a sentir.

Um dia mais tarde, estou a descer a minha casa em Vila Real e deparo-me com uma tagg de um represent qualquer, mesmo em frente à minha porta que dizia: HAZE.
Bom, juntei dois mais dois e percebi que passei todos os dias por aquela tagg sem lhe dar grande valor, passei sempre "fora de mim" (expressão que eu adoro), passei por ela, vi-a, mas não a li mesmo, não a encaixei... Portanto essa palavra foi entrando cada vez que me sentia assim, confusamente fora de mim.. e quando misturei mais sensações achei que hazeada fazia todo o sentido. e porque não?

PS- Ah! Entretanto fui ver o que significava haze e hazy e o sentido figurativo da palavra atraiu-me bastante.


Obrigada Elsa. Espero que não ressones.

2 comentários:

  1. não tem de kê, cara carolina :)

    ontem cheguei à conclusão que falar ctg 5min é igual a ler 30 páginas do dicionário em termos de enriquecimento de vocabulário! ;)

    ora bem, qt a ressonar... eu axo q não... mas a minha irmã dizia q sim... e eu dizia-lhe q era só impressão dela... agora fica ao teu cargo acreditares em mim ou na minha irmã... :P

    VAI SER BUÉS! xD xD xD

    *

    ResponderEliminar
  2. Cool... as vezes também me sinto Hazeado!!

    ResponderEliminar